O Golden Retriever, apesar de originalmente ser um cão de busca no campo, é agora usado para uma grande variedade de trabalhos. O Golden Retriever é o cão familiar perfeito para uma família numerosa devido à sua natureza afectiva perfeitamente adequada para estar com crianças de todas as idades. A sua natureza obediente e incansável, juntamente com a sua aparência elegante, faz do Golden Retriever uma raça de cão para todos os gostos.
A História da Raça Golden Retriever
Os primeiros passos para a criação do Golden Retriever foram dados na Escócia, por Sir Dudley Marjoribanks, em meados do século XIX, com a sua busca para encontrar o cão perfeito para caça e busca. Esperava desenvolver um cão de caça que iria trabalhar de forma independente, mas obediente, na água e vegetação pesada, assim como recuperar cuidadosamente pequenas peças de caça.
Para tal, Marjoribanks cruzou inicialmente um Retriever de pêlo amarelo que tinha adquirido em 1865, chamado Nous, com um Tweed Water Spaniel. As crias resultantes tornaram-se na base do programa de criação, que mais tarde passou pela introdução dos Red Setters, Springer Spaniels e Bloodhounds. Estes cruzamentos acabaram por dar origem ao Golden Retriever, com os atributos que nos são hoje familiares.
Temperamento do Golden Retriever
O Golden Retriever é um cão adorável, amigo, cuja natureza afectuosa e gosto pelas crianças o tornam perfeitamente adequado para as famílias. A inteligência do Golden Retriever reflecte-se na sua capacidade para aprender coisas novas. A sua natureza obediente, graciosa e inteligente contribui para o temperamento estável e alegre associado ao Golden Retriever.