O seu carisma muito apelativo faz muitas vezes com que o Yorkshire Terrier seja o favorito de muitos donos de cães. Se tem um Yorkshire Terrier, então já sabe que muitas vezes é difícil resistir ao seu charme. Não só desfila lindamente nas salas de exposições, como possui uma energia amorosa que se espalha por qualquer espaço aberto. Fisicamente, o Yorkshire Terrier é um cão pequeno que é frequentemente descrito como fofo pelas suas pequenas dimensões e bonito pêlo. Apesar da sua pequena estatura, o Yorkshire Terrier tem uma personalidade viva, fazendo uso dela para proporcionar muitos momentos de diversão aos seus donos.
A História da Raça Yorkshire Terrier
O Terrier fofo que conhecemos hoje foi criado como a maioria dos cães, com uma intenção. Cabia aos Terriers controlar a propagação de bichos nas cidades recém-industrializadas durante o século XIX. O seu tamanho pequeno tornava-os perfeitos para perseguir ratos por onde mais nenhum cão conseguia ir. A perspicácia, instinto de presa e capacidade para trabalhar sozinho são as principais características da raça do moderno Yorkshire Terrier.
Temperamento do Yorkshire Terrier
O Yorkshire Terrier é um cão aguerrido cuja personalidade é maior do que sugere o seu tamanho, adora situações sociais onde pode interagir com outros cães. Apesar da natureza destemida do Yorkshire Terrier, a raça apresenta um temperamento equilibrado de alto astral.
Características do Yorkshire Terrier
• País de Origem: Grã-Bretanha
• Peso aproximado: Até 3 kg (as medidas podem variar)
• Pêlo: Moderadamente longo e direito.
• Cor: Azul aço escuro, estendendo-se da parte de trás da cabeça até à raiz da cauda. O pêlo no peito é castanho claro, com pêlo castanho mais escuro na raiz do que no meio, passando para mais claro nas pontas.
• Marcas: Sem marcas
• Longevidade: Acima da média 12 a 15 anos
É Bom Saber - Yorkshire Terrier
+ Leve queda de pêlo apesar do pêlo comprido
+ Precisa de muito pouco exercício
+ Bom para ter num apartamento